segunda-feira, 27 de maio de 2013

A Moda na Era Barroca

Basicamente o Barroco foi a estética entre o Renascimento e o Rococó, durou mais ou menos entre 1600 e meados de 1700.
Quando aprendemos história da arte, aprendemos que a arte barroca é feita de luz e sombra. E sim, naquela época, morte e renascimento andavam juntas, ao mesmo tempo que havia a ascenção buguesa, a arte da época, influenciada pelo Luteranismo, reproduzia a vida em tons escuros e expressões melancólicas.
Essa época é considerada a evolução natural da moda da Renascença. Ainda há a presença do rufo, que aos poucos vai abaixando e diminuindo, virando uma gola rendada; as mulheres ainda usam muitas roupas volumosas  e pesadas e os homens passam a ser ainda mais enfeitados.
No chamado Early Baroque, até 1627, tudo ainda era bem característico da Renascença:



Durante o período barroco, há gradativamente o desaparecimento dos rufos gigantescos e aparecem as golas e punhos elaboradas com rendas. A cintura masculina e a feminina sobem e ambos usavam sapatos com pequenos saltos que eram enfeitados com laços no peito do pé.

Os homens tinham cabelos abaixo dos ombros, usavam o rosto barbeado mas deixavam um bigode. As roupas masculinas eram muito enfeitadas: chapéus de abas largas e pluma, os cabelos longos e com grandes cachos, o uso de perucas a partir de 1660.  Os homens adotam um tipo de bermuda ampla que dava a impressão de ser uma saia, que era usada com meias de seda coloridas com grandes laços em renda na borda e com botas até o joelho. Gradativamente, o rufo dá lugar ao jabô (um babado de renda ou lenço preso ao peito ou ao pescoço). Usavam também um longo casaco até os joelhos.
Uma boa dica para identificar essa época é se lembrar da imagem dos Três Mosqueteiros.


Então, Luís XIV sobe ao trono da França,  de tão vaidoso, ele é considerado o  criador da primeira escola de moda do mundo. Quando o Rei estava ficando careca, adotou perucas, por isso a moda das mesmas, que eram peças de distinção social pois custavam fortunas. Ele também era baixinho e isso fez com que os sapatos masculinos tivessem saltos mais altos que os femininos. Luis XIV, é considerando o criador do luxo, do status e da sofisticação, entre as heranças que ele nos deixou estão: os perfumes, os sapatos de salto, a gastronomia, o champanhe, os salões de cabelereiro e os primeiros criadores de alta costura. Tudo isso era desejado pelas outras cortes européias e a França passa a ser então, o país lançador de moda, já que nessa época também foram criados os primeiros jornais de moda e a moda sazonal, ou seja, a moda que muda a cada estação. A partir daí, dá-se início ao Late Baroque, que se distancia do estilo renascentista e se aproxima do que virá a ser o estilo Rococó.


Luis XIV lançou a moda das perucas e do luxo:


Fontage
O traje feminino tinha volume nos ombros e mangas  bufantes que terminavam abaixo do cotovelo, as golas eram caídas com bordas de renda. A roupa  era composta de: camisa de linho; espartilho com decote baixo e ombros expostos. O corpete era em formato V decorado desde o decote até a cintura;  manto;  saia aberta no meio deixando exposta uma anágua decorada com laços e fitas. Eram usadas  até oito anáguas, sustentadas pelo farthingale (aros de ferro que ampliavam e elevavam a saia); sapatos de salto. O cabelo era repartido ao meio possuia cachos até o ombro, só  por 1690, os cachos passaram a ser sob a testa. Usava-se também o fontage (imagem ao lado) uma espécie de chapéu estruturado com arame enfeitado com babados de gaze e rendas na vertical.
Quando Luis XIV subiu ao trono, fitas, bordados, babados, plumas foram ainda mais usadas. As mulheres também passaram a usar perucas como os homens ou mesmo erguiam seus cabelos com ajuda de arames (fontage).



3 comentários:

  1. Ótimas informações

    ResponderExcluir
  2. Vou te dizer uma coisa: Teu blog é mara!!!
    Uso muito pros meus trabalho de faculdade e para estudos independentes, pois eu sou muito apaixonada por história.
    Parabéns, continue com esse trabalho muito inspirador e que você tenha bastante sucesso!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

NOTA AOS LEITORES


Olá, tudo bem?
Fico feliz que tenha chegado até aqui! Infelizmente não consigo responder todos os leitores com devida atenção. Me perguntam sobre livros que uso nos textos estão, eles listados neste link: https://modahistorica.blogspot.com.br/p/livros.html

Alguns textos foram escritos entre 2009 e 2013, num período que eu não anotei as fontes, por isso eles não as tem. Portanto, quem me escreve cobrando as fontes destes artigos, espero que compreendam que não posso colocar uma fonte que não lembro ao certo/exatamente qual foi, indicando algo errado. MAS os livros que uso estão no já citado link - pra quem quiser ir atrás deles. Sei que professores e orientadores lhes cobram fontes e nada melhor que ler livros pra adquiri-las.


A quantidade de emails e comentários é grande e soaria repetitivo e cansativo eu responder isso a um por um dos leitores. Gostaria que essa cobrança que às vezes vem como crítica, ficasse mais amena através da compreensão, pois quando comecei o blog não sabia que se tornaria tão grande e que viraria referência no Brasil.
Agradeço a compreensão (e os elogios ao blog).
Sana ♥