terça-feira, 28 de maio de 2013

Early Victorian x New Look Dior

Como vimos na postagem anterior sobre o New Look de Christian Dior, o estilista se inspirou na estética de 1860 (Early Victorian) pra criar sua primeira coleção em 1947. Vocês encontrarão alguns (raros) livros de moda dizendo que Dior se inspirou na Belle Époque, porém, a maioria dos livros fala em 1860. Particularmente, acho o New Look muito mais Early Victorian do que Belle Époque, basta analisar a silhueta em geral.

A silhueta early victorian (1837 – 1860) tinha ombros estreitos com mangas até o punho, luvas, pequenos chapéus, cintura marcada com corset, saia em formato de sino armada com diversas anáguas e crinolina

Já o New Look Dior, tinha cintura marcada com o uso de corset, jaquetas com ombros arredondados e mangas até o punho, blusas justas, saias rodadas armadas com anáguas, tule e crinolina, saltos, luvas e chapéu.

O New Look Dior, dominou a moda por mais de 10 anos. Reinou por todo os anos 50 e deu cara à estética rock n roll e rockabilly.
Quem diria que o Early Victorian, o New Look Dior e a moda Rock n Roll teriam algo tão em comum?

O texto foi escrito pela autora do blog de acordo pesquisas em livros de Moda lançados no Brasil e no exterior. Se forem usar para trabalhos ou sites, citem o blog como fonte. Leiam livros de Moda para mais informações e detalhes.
*Originalmente postado em meu outro blog, o Moda de Subculturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

NOTA AOS LEITORES


Olá, tudo bem?
Fico feliz que tenha chegado até aqui! Infelizmente não consigo responder todos os leitores com devida atenção. Me perguntam sobre livros que uso nos textos estão, eles listados neste link: https://modahistorica.blogspot.com.br/p/livros.html

Alguns textos foram escritos entre 2009 e 2013, num período que eu não anotei as fontes, por isso eles não as tem. Portanto, quem me escreve cobrando as fontes destes artigos, espero que compreendam que não posso colocar uma fonte que não lembro ao certo/exatamente qual foi, indicando algo errado. MAS os livros que uso estão no já citado link - pra quem quiser ir atrás deles. Sei que professores e orientadores lhes cobram fontes e nada melhor que ler livros pra adquiri-las.


A quantidade de emails e comentários é grande e soaria repetitivo e cansativo eu responder isso a um por um dos leitores. Gostaria que essa cobrança que às vezes vem como crítica, ficasse mais amena através da compreensão, pois quando comecei o blog não sabia que se tornaria tão grande e que viraria referência no Brasil.
Agradeço a compreensão (e os elogios ao blog).
Sana ♥