terça-feira, 24 de setembro de 2013

Moda Feminina no Brasil do Primeiro Reinado (1822-1831)

Este post escrito por mim, foi originalmente publicado no site do Picnic Vitoriano SP há um ano atrás. Foi um resumo super breve e de fácil entendimento da Moda Feminina no Primeiro Reinado (1822-1831) direcionado aos frequentadores dos eventos do PVSP.
Há poucos meses consegui um material ótimo sobre a Moda Feminina no Primeiro Reinado e a influência do pintor Debret. Em breve vou postar este material aqui (é muita coisa então preciso de um tempo pra resumir) enquanto isso, vocês podem clicar no link logo abaixo ao texto introdutório para serem redirecionados ao post original. 
Sobre a Moda Masculina da época em questão, cliquem [aqui] que tem um tutorial legal.

"Oficialmente a moda da Era Romântica se estende aproximadamente de 1820-1840. Mas no Brasil do Primeiro Reinado (1822-1831) era um pouco diferente. Não havia industria têxtil no Brasil, consequentemente não existia Moda no país, apenas entre as pessoas abastadas do Rio de Janeiro. Roupas eram raras e caras e passavam de geração para geração. Tecidos e peças vinham de navio da Inglaterra e as revistas Fashion Plates chegavam com muitos meses de atraso, assim era comum que as costureiras consultassem estas revistas e confeccionassem roupas com uma moda "atrasada".
A moda masculina e a moda feminina ainda tinham traços da moda napoleônica (Império) e principalmente da moda colonial. As mulheres saíam às ruas com vestidos em tecidos leves e cobertas com com capas ou mantilhas negras. Vale lembrar que aqui elas não usavam espartilhos. São poucas as iconografias sobre a população brasileira na época, mas nas obras abaixo é possível ter uma idéia."

Clique pra ler:
http://picnicvitoriano.blogspot.com.br/2012/08/a-moda-feminina-no-primeiro-reinado.html

Família e escravos
 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

NOTA AOS LEITORES


Olá, tudo bem?
Fico feliz que tenha chegado até aqui! Infelizmente não consigo responder todos os leitores com devida atenção. Me perguntam sobre livros que uso nos textos estão, eles listados neste link: https://modahistorica.blogspot.com.br/p/livros.html

Alguns textos foram escritos entre 2009 e 2013, num período que eu não anotei as fontes, por isso eles não as tem. Portanto, quem me escreve cobrando as fontes destes artigos, espero que compreendam que não posso colocar uma fonte que não lembro ao certo/exatamente qual foi, indicando algo errado. MAS os livros que uso estão no já citado link - pra quem quiser ir atrás deles. Sei que professores e orientadores lhes cobram fontes e nada melhor que ler livros pra adquiri-las.


A quantidade de emails e comentários é grande e soaria repetitivo e cansativo eu responder isso a um por um dos leitores. Gostaria que essa cobrança que às vezes vem como crítica, ficasse mais amena através da compreensão, pois quando comecei o blog não sabia que se tornaria tão grande e que viraria referência no Brasil.
Agradeço a compreensão (e os elogios ao blog).
Sana ♥