quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Vestido Feminino da Era Império (molde)

Há uns dois anos atrás disponibilizei em meu blog sobre Moda Alternativa o molde de um vestido da era Império e vou repostá-lo aqui porque o Picnic Vitoriano SP divulgou seu calendário de eventos para 2014 e o único evento com dresscode mais restrito que eles fazem é Chá das Cinco que acontece no fim do ano. O Chá terá como tema o período do Império Napoleônico
Durante todo este ano postarei sobre a moda desta época para auxiliar os que querem participar do evento.
A moda feminina da Era Império é bastante adequada ao nosso clima e os vestidos são bem simples (post sobre a época). Eles eram muito finos, leves e as mulheres usavam nos pés sapatilha ao estilo bailarina. Sombrinhas, longas luvas, leques e bonnets eram os acessórios.
  • Estes são dois exemplos de vestidos femininos da época:

Abaixo, uma scan da página de um livro que apresenta um molde muito semelhante aos dos vestidos acima.
* Fico devendo o nome do livro, eu peguei a imagem no google books há algum tempo e esqueci de salvar o nome. Mas assim que eu identificar atualizo aqui.

Eu gosto deste molde, porque tem as medidas junto aos desenhos. Fiz umas anotações em roxo indicando de que parte da roupa é cada molde.
Podem observar que é muito simples. As roupas desta época são das mais fáceis de se fazer. Se vocês não sabem modelar, levarem a imagem pra uma modelista ou uma boa costureira, ela provavelmente vai saber reproduzir no seu tamanho. As medidas estão em inches, tudo o que vocês precisam fazer é converter inches para centímetro. Cada inche equivale a 2,54cm. Assim, onde diz 6" (inches): 6x2,54= 15,24cm.
Se você quer tentar fazer a modelagem, não esqueça que depois pode ser necessário fazer pequenos ajustes nas medidas (adequando à seu corpo).

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

NOTA AOS LEITORES


Olá, tudo bem?
Fico feliz que tenha chegado até aqui! Infelizmente não consigo responder todos os leitores com devida atenção. Me perguntam sobre livros que uso nos textos estão, eles listados neste link: https://modahistorica.blogspot.com.br/p/livros.html

Alguns textos foram escritos entre 2009 e 2013, num período que eu não anotei as fontes, por isso eles não as tem. Portanto, quem me escreve cobrando as fontes destes artigos, espero que compreendam que não posso colocar uma fonte que não lembro ao certo/exatamente qual foi, indicando algo errado. MAS os livros que uso estão no já citado link - pra quem quiser ir atrás deles. Sei que professores e orientadores lhes cobram fontes e nada melhor que ler livros pra adquiri-las.


A quantidade de emails e comentários é grande e soaria repetitivo e cansativo eu responder isso a um por um dos leitores. Gostaria que essa cobrança que às vezes vem como crítica, ficasse mais amena através da compreensão, pois quando comecei o blog não sabia que se tornaria tão grande e que viraria referência no Brasil.
Agradeço a compreensão (e os elogios ao blog).
Sana ♥