Destaques

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Livro: Dicionário Ilustrado da Moda

Essa semana resolvi por em dia dois reviews de livros de Moda da GG Editora. Já falei do "Quando a Moda é Genial" e hoje vou falar do Dicionário Ilustrado da Moda, do designer Gavin Ambrose e do escritor e jornalista Paul Harris.


O dicionário tem 200 verbetes ilustrados escolhidos de acordo com a terminologia do mercado atual. Cada verbete tem uma ilustração



Pra quem gosta de história da moda, ele explica o que é corset, crinolina, melindrosa, revolução peacock, vintage. Pra quem gosta de moda alternativa, fala sobre subculturas, fetiche, bondage, vinil/pvc, punk, tatuagem... e pra quem gosta da moda de tendências também tem explicações do que são tendências, chic, circulo cromático, fibras naturais, jeans, gravata, tipos de calçados, tipos de chapéu...


... e também termos que com frequência são usados de maneira incorreta, como baby doll ou corselete; conceitos históricos ou tradicionais que  as últimas tendências recuperaram, como espartilho, elisabetano ou melindrosa;  vocabulário técnico e finaliza com uma linha do tempo da história da moda.

 

Particularmente achei o livro lindo, partindo da capa e da qualidade das imagens exemplificando os verbetes, uma coisa legal é que é tamanho bolso e muito fácil de manusear e de localizar os termos. Também achei ótimo que ele explica a diferença de corselet, corsage, corpete e espartilho, que costumam confundir bastante as pessoas.



Para comprar: Site GG Brasil


Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Que bacana!
    Pelas fotos parece ser lindo mesmo!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece bom, pena que o preço é salgado.

    ResponderExcluir

Nota aos Leitores

Olá, tudo bem? Fico feliz que tenha chegado até aqui! :) Infelizmente não consigo responder todos os leitores com devida atenção. Me perguntam com muita frequência quais as fontes dos meus textos e algumas pessoas são bem agressivas nesta abordagem. É necessário informar que alguns textos aqui presentes foram escritos entre 2009 e 2013, período que eu não tinha preocupação de anotar as fontes. Não posso hoje colocar uma fonte que não lembro se está correta, indicando algo errado ao leitores. Sei que professores e orientadores lhes cobram fontes e lhes garanto que há material disponível em publicações em português apropriadas para um trabalho de pesquisa. Nos textos pós 2014, eu indico a fonte consultada. Gostaria que essa cobrança que às vezes vem como crítica, ficasse mais amena através da compreensão, pois quando comecei o blog não sabia que se tornaria referência. Além disso, isso é apenas um blog que visa o entretenimento e não é minha obrigação fornecer uma pesquisa pronta a outra pessoa. Alguns livros que uso estão listados neste link (que está desatualizado): https://modahistorica.blogspot.com.br/p/livros.html, outros estão resenhados aqui no blog, procure a tag "livros". A quantidade de emails e comentários é grande e soaria repetitivo e cansativo eu responder isso a um por um dos leitores, por isso essa nota se fez necessária. Agradeço a compreensão (e os elogios ao blog). Atenciosamente, Sana M.

© .História da Moda. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in