Destaques

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Livro: Quando a Moda é Genial - 80 obras primas em detalhes

Essa semana resolvi por em dia dois reviews de livros de Moda da GG Editora. Começo com o Quando a Moda é Genial  - 80 obras primas em detalhes, de Marnie Fogg.


É um livro super fácil e leve de manusear, é em tamanho pequeno mas com muita qualidade nas imagens. A proposta dele  é contar porque algumas criações causam mais impacto que outras, mostrando o conjunto de elementos (design, modelagem, tecnologia) e até mesmo fatos históricos que fizeram com que a peça se destacasse, ou seja, se tornassem icônicas.

Sua abrangência é do começo do século XX até a contemporaneidade, trazendo inclusive o vestido Givenchy que Cate Blanchett usou no Oscar de 2011 e, do mesmo ano, o vestido de penas de Alexander McQueen por Sarah Burton.
A autora, explica as características desde peças de alta costura até as que incorporam outras culturas, como o robe de style de Lanvin passando por roupas casuais e da silhueta ampulheta do bar suit de Dior.

As categorias analisadas são: luxo, forma, exotismo, asceticismo, subversão, utilidade, erotismo, revivalismo, teatral e futurismo. Dentro de cada uma há subcategorias. 
Na categoria "asceticismo" as subcategorias são, por exemplo: básico, modernismo, refinamento, austeridade e minimalismo. Na categoria "revivalismo": ironia, art déco, boêmio, historicismo, mitologia etc...

Dedicar uma página toda só com a imagem da "obra" e a página seguinte explicando seus detalhes de forma bem didática, permite que a análise e o entendimento seja um processo fácil até para quem não tem intimidade com história da moda. 
Basicamente as páginas são assim: imagem do traje - nome - data que foi lançado - designer. Textos que situam ou contextualiza o momento histórico e/ou a característica da peça junto com a inspiração do estilista e uma frase do próprio estilista ou de outra pessoa/publicação de moda sobre o traje.

*Fotos do Site*

*minhas fotos*
 

Após a análise dos trajes, tem várias páginas com breves biografias de estilistas de Adidas à Yves Saint Laurent e finaliza com um quadro chamado "linha do tempo" partido da década de 1920 à de 2010 onde a gente pode ver todas as roupas ilustradas no livro no ano de seu lançamento e comparar com outros trajes lançados na mesma década. 
Para comprar: Site GG Brasil

Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Que bacana esse livro! Achei bem interessante a proposta.
    Vou deixar anotado o nome, já que to querendo iniciar uns estudos por conta própria em moda.
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

NOTA AOS LEITORES
Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha chegado até aqui! Infelizmente não consigo responder todos os leitores com devida atenção. Me perguntam sobre livros que uso nos textos, eles listados neste link: https://modahistorica.blogspot.com.br/p/livros.html e alguns estão resenhados aqui no blog, procure a tag "livros".
Alguns textos foram escritos entre 2009 e 2013, um período que eu não anotei as fontes. Não posso agora colocar uma fonte que não lembro exatamente qual foi, indicando algo errado. Sei que professores e orientadores lhes cobram fontes e lhes garanto que há material disponível em publicações em português.
A quantidade de emails e comentários é grande e soaria repetitivo e cansativo eu responder isso a um por um dos leitores. Gostaria que essa cobrança que às vezes vem como crítica, ficasse mais amena através da compreensão, pois quando comecei o blog não sabia que se tornaria tão grande. Além disso, isso é apenas um blog que visa o entretenimento e não é minha obrigação fornecer uma pesquisa pronta a outra pessoa. Agradeço a compreensão (e os elogios ao blog).
Atenciosamente, Sana

© .História da Moda. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in