Destaques

Livros

Em fase constante de atualização...
Lista dos livros que uso como referência pra escrever os posts.  
Esse blog é um entretenimento pra mim, não tem a intenção de ser  um registro acadêmico. Sugiro sempre que procure os livros citados se tiver dúvida de fonte/conteúdo.


- A História do Vestuário: livro referência em toda faculdade de Moda, muito detalhado (fala da moda em vários países) ilustrado, com imagens de moldes, porém por ter sido lançado no século XIX termina antes do fim deste século deixando a Era Vitoriana sem finalização.

- História da Indumentária e da Moda - da Antiguidade aos dias atuais: ótimo pra quem está começando a se interessar pelo assunto. A linguagem é fácil, muito bem ilustrado e texto objetivo.

- História do Vestuário no Ocidente: Particularmente meu preferido. Muito completo e belamente ilustrado. Bom pra quem já tem uma base de conhecimento no assunto e quer se aprofundar.

- A Roupa e a Moda - Uma história Concisa: Como diz o título, uma história concisa mesmo. Super resumido, mas muito bem ilustrado e com as principais informações de cada época, mas não espere detalhes ou grandes revelações, ele é direto ao ponto. Indicado pra quem não sabe nada de história da moda e quer começar a estudar.

- A Linguagem das Roupas: desvenda a linguagem não verbal das roupas, seus símbolos e significados.

- A Evolução da Indumentária: livro de figurino, contém uma breve descrição de cada período histórico e páginas com imagens de moldes. Dá pra se ter idéia de como eram os moldes históricos mas o livro falha por não ter uma gradação precisa e por não ensinar a fazê-los. Só quem tem boa experiência em modelagem consegue interpretar.

- A Moda e seu papel social: livro que fala como a moda define as classes sociais e como isso foi modificado ao longo dos tempos.

- Fetiche: Moda, Sexo e Poder: Um estudo sério sobre a subcultura fetiche e como sua estética influenciou a moda dominante. Desmistifica e explica muita coisa associada ao tema.

- A Moral da Máscara: fala sobre os primeiros jovens que resolveram usar roupas diferentes do padrão dominante e seus comportamentos rebeldes.

- MIB: Modelagem Industrial Brasileira: livro que ensina a fazer moldes base femininos, masculinos e infantis.
- MIB: Modelagem Industrial Brasileira - Saias: livro que ensina a fazer moldes de saias feminias.

Lista em constante atualização ;)


0 comentários:

NOTA AOS LEITORES
Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha chegado até aqui! Infelizmente não consigo responder todos os leitores com devida atenção. Me perguntam sobre livros que uso nos textos, eles listados neste link: https://modahistorica.blogspot.com.br/p/livros.html e alguns estão resenhados aqui no blog, procure a tag "livros".
Alguns textos foram escritos entre 2009 e 2013, um período que eu não anotei as fontes. Não posso agora colocar uma fonte que não lembro exatamente qual foi, indicando algo errado. Sei que professores e orientadores lhes cobram fontes e lhes garanto que há material disponível em publicações em português.
A quantidade de emails e comentários é grande e soaria repetitivo e cansativo eu responder isso a um por um dos leitores. Gostaria que essa cobrança que às vezes vem como crítica, ficasse mais amena através da compreensão, pois quando comecei o blog não sabia que se tornaria tão grande. Além disso, isso é apenas um blog que visa o entretenimento e não é minha obrigação fornecer uma pesquisa pronta a outra pessoa. Agradeço a compreensão (e os elogios ao blog).
Atenciosamente, Sana

© .História da Moda. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in