Destaques

segunda-feira, 20 de março de 2017

História da Moda: quais livros devo adquirir para estudar, fazer pesquisas ou dar aulas?

Que tipo de livro devo adquirir se estou interessado em estudar História da Moda? E até mesmo criar um acervo para dar aulas?
Quais são os títulos disponíveis atualmente?



Muitos me perguntam sobre quais livros uso em minhas pesquisas, mas não tem segredo, a maioria dos livros que consulto foram publicados no Brasil e estão disponíveis em livrarias ou em sebos.
Pensando no interesse dos leitores, decidi listar alguns livros, junto à eles, links de compras nas principais lojas online do Brasil. Tentei selecionar livros de conteúdo relevante, para quem se interessa em criar uma biblioteca de acervo para consulta e estudos. Começo listando o básico, mas aos poucos vou incrementando este post com títulos mais segmentados.

Infelizmente com o tempo algumas publicações saem de catálogo, nesta postagem, procurei indicar livros que ainda podem ser encontrados, o livro História do Vestuário no Ocidente é o título mais abrangente de todos em termos de história da moda, ótimo pra quem quer dar aulas ou se aprofundar de fato; vai da pré-história até o século 20. Se você se interessa apenas por estudo da moda do século 20, este não é o livro ideal. Ele está indisponível nas lojas mas creio ser possível encontrá-lo de segunda mão. Fica aqui o registro da importância desta obra. 





História da Indumentária e da Moda é um livro que gosto muito por ser simples e direto. Bom pra quem quer conhecer história da moda, estudar, fazer consultas mas sem a necessidade de uma obra muito extensa. Resenha aqui.

Compre aqui:




100 Anos de Moda: A História da Indumentária e do Estilo no Sec XX, dos Grandes Nomes da Alta-Costura ao Prêt-a-Porter: Se você se interessa pela moda do século 20, esta é uma boa publicação disponível.

Compre aqui:





100 anos Moda Masculina, idem do livro acima, só que versão indumentária masculina: 

Compre aqui:




História da Moda no Brasil. Das Influências às Autorreferências - uma importante obra sobre a história da moda brasileira.

 Compre aqui:



Atenção: Este post será atualizado constantemente. Pretendo adicionar mais livros em breve. Salve o link nos favoritos ;-)


E você, tem alguma dica de livro? Deixe nos comentários!

 

Comentários via Facebook

7 comentários:

  1. Que maravilha Sana! Fico namorando alguns desses livros toda vez que vou na Saraiva, É chegada a hora de começar a montar meu acervo tbm, então as dicas foram muito boas! :D

    ResponderExcluir
  2. Esse blog é sensacional, só tem artigos nota 10.

    ResponderExcluir
  3. Foi um post muito útil pra mim Sana,peguei algumas TCCs e teses para ler,alguns livros mas ainda não estava satisfeita!

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Um Alfaiate no Palácio do Catete, de minha autoria, traz uma pesquisa apurada sobre a história da alfaiataria no Brasil e no mundo.

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog, estou fazendo meu TCC sobre o Direito da moda e achei super interessante seus artigos. Sucesso e boas ideias!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela estrutura e conteúdo do seu site
    compartilhando aqui!!
    Abrass Renato

    ResponderExcluir

Nota aos Leitores

Olá, tudo bem? Fico feliz que tenha chegado até aqui! :) Infelizmente não consigo responder todos os leitores com devida atenção. Me perguntam com muita frequência quais as fontes dos meus textos e algumas pessoas são bem agressivas nesta abordagem. É necessário informar que alguns textos aqui presentes foram escritos entre 2009 e 2013, período que eu não tinha preocupação de anotar as fontes. Não posso hoje colocar uma fonte que não lembro se está correta, indicando algo errado ao leitores. Sei que professores e orientadores lhes cobram fontes e lhes garanto que há material disponível em publicações em português apropriadas para um trabalho de pesquisa. Nos textos pós 2014, eu indico a fonte consultada. Gostaria que essa cobrança que às vezes vem como crítica, ficasse mais amena através da compreensão, pois quando comecei o blog não sabia que se tornaria referência. Além disso, isso é apenas um blog que visa o entretenimento e não é minha obrigação fornecer uma pesquisa pronta a outra pessoa. Alguns livros que uso estão listados neste link (que está desatualizado): https://modahistorica.blogspot.com.br/p/livros.html, outros estão resenhados aqui no blog, procure a tag "livros". A quantidade de emails e comentários é grande e soaria repetitivo e cansativo eu responder isso a um por um dos leitores, por isso essa nota se fez necessária. Agradeço a compreensão (e os elogios ao blog). Atenciosamente, Sana M.

© .História da Moda. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in