Em 2005, um ex-vendedor de moda pegou sua máquina fotografica e começou a fotografar pessoas que se vestiam de formas que lhe chamavam a atenção nas rua de Nova York. Ele as publicou num blog chamado The Sartorialist. "Sartorialist" é uma pessoa que se interessa pela alfaiataria das roupas. Esse foi o começo dos blogs atuais de fotografia de estilos de rua, onde pessoas fazem questão de posar para as lentes.
Mas antes da era atual dos blogs de street style, Edward Linley Sambourne, um cartunista e ilustrador inglês da Era Eduardiana, amava fotografia e as usava como base para seus desenhos. Edward um dia decidiu fotografar mulheres que andavam nas ruas da Inglaterra e de outros países que visitou. A diferença da fotografia de rua de Sambourne e das fotos tiradas por blogueiros atuais de street style, é que na maioria das vezes as passoas não tinham idéia de que estavam sendo fotografadas. Sambourne usava muitas vezes uma câmera escondida.
É preciso levar em conta que as
atitudes das pessoas em relação à fotografia eram diferentes nos primeiros anos do século XX e as leis sobre direito à privacidade não haviam sido completamente
elaboradas. Hoje em dia, sair fotografando pessoas pela rua com uma câmera escondida e depois publicando na web, pode não ser uma boa idéia...
Do ponto de vista da História da Moda estas imagens são interessantes porque
mostram como as mulheres se vestiam em em determinados países no
início de 1900. As fotos deste post são de registros feitos entre 1905 e 1908. E são um registro
histórico que mostra que o que as mulheres usavam nas ruas se afasta um pouco do que imaginamos da moda Eduardiana. A Era Eduardiana é vista como a
última era da roupa formal pra homens e mulheres
e as fotos abaixo mostram o oposto disso. As mulheres fotografadas por Sambourne tinham uma atitude super casual. Então, a partir da publicação e pesquisa destas fotografias, passou-se a acreditar que houve um
movimento por uma roupa feminina menos formal no começo do século XX.
As duas fotos abaixo foram tiradas no estúdio de sua casa. As fotos azuis são cyanotypes, uma impressão amadora barata. A segunda imagem é da filha dele, Maud, fazendo uma pose que depois foi usada num
cartoon do pai.
Nos fins de semana ele fotografava nas ruas de Kensington. Abaixo, fotos tiradas em Cromwell Road em junho e julho de 1906.
O que ele captou nas fotos é de muito interesse aos historiadores de moda. Todas as jovens usam um visual muito casual que é bem diferente da imagem formal da Era Eduardiana que vemos em muitos livros e filmes.
Uma ciclista com um chapéu enorme e uma mulher que Sambourne descreve como uma “shop girl”, está absorta em um livro.
A mulher abaixo parece curiosa e outra lê enquanto caminha e Sambourne também a fotografa de costas, seguindo seu caminho.
A revolução no vestuário feminino, se tornando menos formal e rígido, ficou evidente em fins de 1890 quando esportes começaram a se popularizar e as mulheres entravam aos poucos no mercado de trabalho. As fotos de Sambourne são um exemplo dessa revolução espontânea no vestuário.
Em 20 de julho de 1906, em Notting Hill Gate, deveria estar friozinho... uma mulher usa luvas e outra um regalo. Elas tem pressa, caminham juntas alheias ao fotógrafo. Em maio do mesmo ano, na cidade de Kensington, uma mulher mais formalmente vestida pode estar a caminho do trabalho.
Uma jovem empregada envolvida na tarefa de limpar o piso. Na segunda foto, outra empregada talvez estivesse respondendo à um pedido de Sambourne para manter a pose por um momento. Sendo um homem de classe média alta, é provável que ele exercesse sua arte achando que superava qualquer violação da privacidade.
Aqui uma empregada doméstica faz uma merecida pausa:
A mulher abaixo é muito mais próxima do "mundo" de Sambourne: uma distinta senhora de classe média, casada, que está acompanhando seus dois filhos ao longo de uma arborizada Cromwell Road com apenas alguns veículos puxados à cavalo ao fundo. Cromwell Road era uma grande rua próspera de casas de luxo.
Na foto abaixo, a mulher está olhando diretamente para o fotógrafo e a seguir o que pode ser o retrato da mesma mulher por trás.
Mais uma mulher, esta fotografada em Earls Court Road em 1905. E ao lado outro exemplo de um grande chapéu grande, ainda um item comum na moda da época. Cavalos e ônibus estão ao fundo.
Um grupo familiar, de frente e de lado.
Uma foto de uma transeunte de costas com longas tranças terminando em laços:
Finalizando com uma jovem mulher do início do século XX a pé, confiante e olhando diretamente para o olho da câmera. Esqueça o fotógrafo. Ela está olhando para nós, aqui no futuro.
No próximo post tem mais fotos de Sambourne!
Todas as fotos aqui postadas pertencem ao Leighton House Museum. Se você quer reproduzir qualquer uma delas deve pedir autorização à eles, como eu fiz por email. O texto, parte traduzido, parte minha escrita, foi autorizado por email pelo autor do post original, em inglês, David Walker do The Library Time Machine que adorou saber que tem brasileiros interessados no assunto.
Amei as fotos. Gosto muito de matérias que falam sobre o comportamento de época.
ResponderExcluirTem como voltarmos a usar roupas assim? Eu adoraria!
ResponderExcluir