Destaques

segunda-feira, 5 de maio de 2014

A Rainha Victoria e o vestido branco de noiva

Carregamos ainda hoje, no século XXI, muitas heranças sociais e culturais da Era Vitoriana (século XIX), uma delas é o vestido branco de noiva. Sem fugir dos posts clichés habituais do mês de maio sobre noivas e casamentos, apresento uma história muito breve sobre o tema em questão.

A Relação entra a Rainha Victoria e os vestidos de noiva brancos

O vestido de noiva nem sempre foi branco. Embora tenha-se usado branco durante diversas épocas da história, a cor não era uma regra, era uma opção e em alguns casos, diferenciação social, já que a cor mostrava a sujeira, se tornando assim, um símbolo de statusO vestido de casamento já  foi verde, vermelho e já foi apenas um vestido novo, que seria usado normalmente depois da cerimônia.
A cor branca em nossa cultura ocidental carrega um sinônimo de pureza e tranquilidade. 

Hoje, temos o pensamento de que noivas "devem usar branco", mas muitos não sabem dizer o porquê. Não sabem dizer de onde vem esse costume. Esse hábito é muito mais por herança cultural do passado, do que por qualquer um outro motivo. Se fôssemos seguir as regras certinhas, usar branco por "pureza ou virgindade" na sociedade atual, faria  boa parte da população se casar de outras cores. E dizer que é a religião ou a igreja que sempre exigiu o branco também não está históricamente correto, já que na Espanha do século XVI o vestido de noiva deveria ser preto por obediência à Igreja.

Em 1840, a rainha Victoria se casou por amor com o Príncipe Albert com um vestido branco. Na época, Victoria escolheu o branco porque era uma cor não usada pra casamentos - era uma cor incomum, ela quis fugir do padrão. O motivo da escolha também foi uma questão política: devido ao desenvolvimento industrial, as rendas agora eram bordadas em máquinas, os artesãos estavam ficando sem emprego, assim, a rainha colocou um exército de artesãs trabalhando pra ela por meses.


Além da cor do vestido, outra moda que Victoria lançou foi o uso do véu e do buquê de flores brancas miúdas. As mulheres a imitaram. Victoria reinou durante todo o século XIX, numa época considerada super conservadora.

Esse foi o vestido branco usado por ela em seu casamento em 1840:


Reparem que o vestido da rainha, no estilo da moda da época, é meio que até hoje a referência dos vestidos de noiva, quando dizem "quero me casar com vestido de princesa": corpete, saia armada, véu e rendas.

Então se hoje se diz que as noivas "devem usar branco" não é exatamente porque elas "devem", é muito mais porque ainda carregamos heranças culturais do passado que ainda não foram rompidas ou substituídas. A personalidade da Rainha Victoria era tão forte que nos influencia ainda hoje.


Comentários via Facebook

1 comentários:

NOTA AOS LEITORES
Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha chegado até aqui! Infelizmente não consigo responder todos os leitores com devida atenção. Me perguntam sobre livros que uso nos textos, eles listados neste link: https://modahistorica.blogspot.com.br/p/livros.html e alguns estão resenhados aqui no blog, procure a tag "livros".
Alguns textos foram escritos entre 2009 e 2013, um período que eu não anotei as fontes. Não posso agora colocar uma fonte que não lembro exatamente qual foi, indicando algo errado. Sei que professores e orientadores lhes cobram fontes e lhes garanto que há material disponível em publicações em português.
A quantidade de emails e comentários é grande e soaria repetitivo e cansativo eu responder isso a um por um dos leitores. Gostaria que essa cobrança que às vezes vem como crítica, ficasse mais amena através da compreensão, pois quando comecei o blog não sabia que se tornaria tão grande. Além disso, isso é apenas um blog que visa o entretenimento e não é minha obrigação fornecer uma pesquisa pronta a outra pessoa. Agradeço a compreensão (e os elogios ao blog).
Atenciosamente, Sana

© .História da Moda. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in