domingo, 9 de agosto de 2015

História da Moda para Crianças: "Keka tá na Moda" e "As saias voadoras de Keka"

Hoje vim dar dica de dois livros pra quem tem crianças e quer introduzi-las ao universo da História da Moda. Tratam-se dos livros "Keka tá na Moda" e "As saias voadoras de Keka" de Helen Pomposelli publicados pela editora Rocco Jovens Leitores.

Como todo livro voltado pra crianças, tem ilustrações grandes, texto pequeno e objetivo e muitas cores.

No "Keka tá na Moda", Keka visita a casa da avó e descobre uma caixa cheia de chapéus antigos, ao colocá-los na cabeça ela é levada à época em que cada um daqueles modelos era usado, aprendendo um pouco sobre o estilo de vida e a moda de cada período. Assim, ela começa a identificar em seu próprio visual, de onde veio cada peça que usa. Ao fim do livro tem dicas de como usar peças antigas e um mini dicionário de termos, tudo, claro, voltado ao público infantil numa linguagem bem simples, didática e lúdica.



Já "As saias voadoras de Keka" segue o mesmo processo, Keka conhece a moda de outras épocas ao ser transportadas à elas, desta vez ao vestir saias disponíveis numa misteriosa loja que apareceu na frente de sua casa. As ilustrações de Roberta Lewis são ricas, muito coloridas e fascinantes aos olhos infantis. Ao fim do livro existe um minidicionário de modelos de saias.


Considero ambos os livros uma bela descoberta. É muito legal saber que podemos presentear as crianças com obras que ensinam história da moda de forma lúdica, despertando assim não apenas a curiosidade sobre o que vestimos mas também sobre outras épocas, plantando a semente da curiosidade e fantasia acompanhada de conhecimento. 
Espero que tenham gostado das dicas!


2 comentários:

  1. Gente... que amor esses livros! ^^
    Acho que quero até pra mim... rs
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Vi por acaso a sua matéria e ficou linda! Muito obrigada e eu adorei tudo!
    Estou postando agora na minha página para compartilhar com meus amigos!
    bjssss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

NOTA AOS LEITORES


Olá, tudo bem?
Fico feliz que tenha chegado até aqui! Infelizmente não consigo responder todos os leitores com devida atenção. Me perguntam sobre livros que uso nos textos estão, eles listados neste link: https://modahistorica.blogspot.com.br/p/livros.html

Alguns textos foram escritos entre 2009 e 2013, num período que eu não anotei as fontes, por isso eles não as tem. Portanto, quem me escreve cobrando as fontes destes artigos, espero que compreendam que não posso colocar uma fonte que não lembro ao certo/exatamente qual foi, indicando algo errado. MAS os livros que uso estão no já citado link - pra quem quiser ir atrás deles. Sei que professores e orientadores lhes cobram fontes e nada melhor que ler livros pra adquiri-las.


A quantidade de emails e comentários é grande e soaria repetitivo e cansativo eu responder isso a um por um dos leitores. Gostaria que essa cobrança que às vezes vem como crítica, ficasse mais amena através da compreensão, pois quando comecei o blog não sabia que se tornaria tão grande e que viraria referência no Brasil.
Agradeço a compreensão (e os elogios ao blog).
Sana ♥