Destaques

domingo, 9 de agosto de 2015

História da Moda para Crianças: "Keka tá na Moda" e "As saias voadoras de Keka"

Hoje vim dar dica de dois livros pra quem tem crianças e quer introduzi-las ao universo da História da Moda. Tratam-se dos livros "Keka tá na Moda" e "As saias voadoras de Keka" de Helen Pomposelli publicados pela editora Rocco Jovens Leitores.

Como todo livro voltado pra crianças, tem ilustrações grandes, texto pequeno e objetivo e muitas cores.

No "Keka tá na Moda", Keka visita a casa da avó e descobre uma caixa cheia de chapéus antigos, ao colocá-los na cabeça ela é levada à época em que cada um daqueles modelos era usado, aprendendo um pouco sobre o estilo de vida e a moda de cada período. Assim, ela começa a identificar em seu próprio visual, de onde veio cada peça que usa. Ao fim do livro tem dicas de como usar peças antigas e um mini dicionário de termos, tudo, claro, voltado ao público infantil numa linguagem bem simples, didática e lúdica.



Já "As saias voadoras de Keka" segue o mesmo processo, Keka conhece a moda de outras épocas ao ser transportadas à elas, desta vez ao vestir saias disponíveis numa misteriosa loja que apareceu na frente de sua casa. As ilustrações de Roberta Lewis são ricas, muito coloridas e fascinantes aos olhos infantis. Ao fim do livro existe um minidicionário de modelos de saias.


Considero ambos os livros uma bela descoberta. É muito legal saber que podemos presentear as crianças com obras que ensinam história da moda de forma lúdica, despertando assim não apenas a curiosidade sobre o que vestimos mas também sobre outras épocas, plantando a semente da curiosidade e fantasia acompanhada de conhecimento. 
Espero que tenham gostado das dicas!


Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Gente... que amor esses livros! ^^
    Acho que quero até pra mim... rs
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Vi por acaso a sua matéria e ficou linda! Muito obrigada e eu adorei tudo!
    Estou postando agora na minha página para compartilhar com meus amigos!
    bjssss

    ResponderExcluir

Nota aos Leitores

Olá, tudo bem? Fico feliz que tenha chegado até aqui! :) Infelizmente não consigo responder todos os leitores com devida atenção. Me perguntam com muita frequência quais as fontes dos meus textos e algumas pessoas são bem agressivas nesta abordagem. É necessário informar que alguns textos aqui presentes foram escritos entre 2009 e 2013, período que eu não tinha preocupação de anotar as fontes. Não posso hoje colocar uma fonte que não lembro se está correta, indicando algo errado ao leitores. Sei que professores e orientadores lhes cobram fontes e lhes garanto que há material disponível em publicações em português apropriadas para um trabalho de pesquisa. Nos textos pós 2014, eu indico a fonte consultada. Gostaria que essa cobrança que às vezes vem como crítica, ficasse mais amena através da compreensão, pois quando comecei o blog não sabia que se tornaria referência. Além disso, isso é apenas um blog que visa o entretenimento e não é minha obrigação fornecer uma pesquisa pronta a outra pessoa. Alguns livros que uso estão listados neste link (que está desatualizado): https://modahistorica.blogspot.com.br/p/livros.html, outros estão resenhados aqui no blog, procure a tag "livros". A quantidade de emails e comentários é grande e soaria repetitivo e cansativo eu responder isso a um por um dos leitores, por isso essa nota se fez necessária. Agradeço a compreensão (e os elogios ao blog). Atenciosamente, Sana M.

© .História da Moda. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in