Destaques

domingo, 25 de agosto de 2013

Dica: Livros de História da Moda

De vez em quando me perguntam quais os livros mais indicados de História da Moda pra quem quer começar a estudar o tema. Eu uso livros nacionais e estrangeiros que aos poucos vou adicionando na minha coleção.
Estudantes de Moda também me contatam perguntando sobre, mas é comum que professores indiquem os principais livros logo nos primeiros dias de aula, então: não faltem! rsrsrs! E eu sugiro também que os estudantes deem uma passadinha na biblioteca da faculdade pois às vezes os livros estão lá, super à mão.
Também recebo emails de estudantes de história e de curiosos sobre o assunto, pessoas que acham o tema interessante e querem conhecer um pouco mais mas não sabem por onde começar.

Neste post citarei alguns que uso muito, que ficam à mão pra qualquer consulta rápida ou pra relembrar o que esqueci. Indicarei ótimos livros lançados em português pois não quero dar dicas aos leitores que sejam mais complicadas de se adquirir. Os livros lançados na nossa língua são bem mais fáceis de entender, e acho que só compensa adquirir livros estrangeiros se a pessoa é uma estudiosa do tema e quer aprofundar seus conhecimentos em uma época específica.

Vou indicar livros de História da Moda pra 3 tipos interesse:

1. Interesse inicial/pouco interesse: Se você não entende nada do assunto e quer aprender em uma linguagem simples, direta e cheia de ilustrações, recomendo o "A Roupa e a Moda- Uma História Concisa" de James Laver (dele mesmo, que criou a "lei"). O livro vai da pré-história aos anos 1970 do século XX.

2. Interesse mediano: para estudantes de Moda e pra quem já está em contato com o assunto mas quer saber detalhes sobre as roupas. Esse é o livro mais indicado nas faculs de moda: "História do Vestuário" de Carl Köhler. Tem fotos, desenhos e idéia de como eram os moldes. Há dois "probleminhas" neste livro: ele é muito, mas muito detalhado nas descrições das roupas, o que às vezes deixa a leitura maçante e ele vai até a década de 1870. Ou seja, nem chega ao fim da Era Vitoriana (o autor faleceu), mesmo assim é super indicado pelo conteúdo!

3. Interesse aprofundado: para quem quer aprender, para estudantes de moda e pessoas que já tem contato com o tema, recomendo o "História do Vestuário no Ocidente" de François Boucher. É um livro imenso (dá pra ver a diferença do tamanho dele pros outros na foto lá em cima), mas super detalhado e ricamente ilustrado! Vai da pré história ao fim da década de 1990. Eu sou apaixonada por este livro! E ele é muito fotogênico hehe! Não resisti de fotografar suas lindas páginas!
Outra coisa legal é que ele "aportuguesa" nomenclaturas, coisa que não é muito comum nos outros livros. Por exemplo: a túnica medieval houppelande se chama "opalanda" em português e o chapéu bonnet se chama "capota". 

Olha só o retrato que ilustra a capa do blog ali! 
É o retrato de Maria Luísa de Parma de 1765.


Livros sobre a Moda do Século XX
Vale abrir este espaço separado pros ótimos livros sobre a moda do século XX. Tanto porque esse século foi fascinante quanto pra atender aos interesses dos que apreciam a moda vintage e retrô. As indicações são:

- "Moda do Século" de François Baudot: quem leu meus posts, por exemplo, dos anos 1950, vai perceber que usei ele como referência. Ele é super completo e tem uma linguagem bem simples como o A Roupa e a Moda. Ele dá biografia de estilistas e é ilustrado como podem ver na montagem que fiz das páginas dele logo abaixo. No fim dos capítulos tem galeria de fotos de artistas e músicos que se destacaram em cada década.



- História da Moda do Século XX de Gertrud Lehnert: Usei muito nos anos da faculdade! Vivia com ele pra cima e pra baixo pra fazer trabalhos. Ele tem bastante informação, muitos detalhes, imagens. É bem completo e vai até os anos 90. É meu preferido! (talvez por motivos de memória afetiva dos tempos da facul haha).

- A Moda do Século XX de Valerie Mendes e Amy de la Haye: assim como os outros dá uma geral no século XX, não é muito ilustrado mas isso não é problema já que uma busca na web resolve. Ao invés de dividir a moda por década, como os outros, ele divide pelos movimentos da indústria e pela economia.


Espero que tenha ajudado! Boa leitura! ;D

Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. Um livro em particular que eu super adorei de ler quando fiz meu TCC foi "A história Mundial da Roupa" pela Patricia R. Anawalt. Super completo, ele é enorme :3.
    Foi ótimo pra mim, que quis contextualizar a história do vestuário no oriente. Foi um excelente pontapé inicial pra minha pesquisa.
    Qdo eu li, tive que ir pra uma biblioteca que nem tinha como retirar, mas agora esse livro está no topo da minha wish list!!
    Obrigada pelas dicas! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um da editora Senac né? Ainda não li! ;)
      Muito legal sua dica, obrigada!

      Excluir
  2. Obrigada pelas sugestões! Tô seguindo seu blog pq também sou apaixonada por História da Moda!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ola estamos em 2015 , quais os livros devo estar comprando?
    Desde j meus agradecimento.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog!!! Apenas as fotos poderiam ser maiores para verificar os detalhes


    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? O Boucher tá esgotado e a Cosac Naify fechou, então os exemplares que tem pra vender são mais de 300 reais... Você teria alguma outra indicação de livro para aprofundamento?
    Muito obrigada e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, achei um por 120 no enjoei: https://www.enjoei.com.br/p/livro-historia-do-vestuario-no-ocidente-33438666?product_id=33438666&qid=2bfe8c71e090-7c1a&ref=1&sref=search

      Eu não saberia indicar outro tão profundo quanto, mas gosto muito do Tudo Sobre Moda da Marnie Fogg, é bem simples mas faz um apanhado geral.
      Mas se vc tá procurando aprofundamento numa época específica me fala que posso pensar em algum outro título.

      Excluir
    2. acho que vc não vai conseguir clicar no link que mandei acima, mas é só entrar no site enjoei.com.br e digitar 'historia do vestuario do ocidente' na busca ;)

      Excluir
  6. Bom dia! Adorei as suas dicas. Quero escrever um livro no gênero romance de época, mais especificamente, no século XIX. Estou pesquisando sobre a moda da época, pois nesses livros citam bastante sobre as roupas. Gostaria de um livro com informações sobre a moda do século XIX com gravuras das roupas, para eu ter uma base para descrevê-las no livro. Eu achei alguns, mas atualmente estão esgotados. Você teria uma indicação para me dar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Adorei as suas dicas. Quero escrever um livro no gênero romance de época, mais especificamente, no século XIX. Estou pesquisando sobre a moda da época, pois nesses livros citam bastante sobre as roupas. Gostaria de um livro com informações sobre a moda do século XIX com gravuras das roupas, para eu ter uma base para descrevê-las no livro. Eu achei alguns, mas atualmente estão esgotados. Você teria uma indicação para me dar? Obrigada!

    ResponderExcluir

© .História da Moda. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in