Destaques

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Banhistas da Era Diretório


A imagem acima é um cartoon publicado entre 1810-1815 que ilustra jovens banhistas da era diretório. Os homens usam calção curto e abotoado. A mulher está usando um traje específico para o banho na altura dos joelhos.
Se esta ilustração foi inspirada numa cena real, mostra um lado pouco visto e comentado desta época e porque não, revolucionário. Os elegantes calções masculinos; a presença feminina num momento tão "pouca roupa em público junto aos homens" juntamente com o fato de o elemento água e mulheres sempre terem sido cercados de superstições.

 Me veio à mente as seguintes questões:
- já havia um traje de banho masculino nesta época? Se sim, ela era bem ousada quando comparamos com os trajes de banho do século XIX.
- a imagem é fantasiosa?
- seriam estes trajes pertencentes à famosa juventude rebelde da época, os Incroyables et merveilleuses?
- seria um traje experimental?

Acredito - baseado em muita coisa que li - que imagens não devem ser consideradas verdades supremas em história da moda e da arte. A elite e suas roupas sempre eram melhoradas nas obras (assim como hoje nos photoshopamos); há cartoons irônicos e satíricos que são divulgados em sites e blogs como se fossem fatos reais; há diversas roupas históricas em museus que se revelam bem mais "simples" do que pareciam ser nas obras de arte e imagens (desenhadas) de época...

Vocês tem mais informações sobre a existência deste tipo de trajes de banho nesta época?  


Fonte: https://en.m.wikipedia.org/wiki/File:Le_Supreme_Bon_Ton_15_Les_Nageurs.jpg 
também publicado em La Revolution Française Images et récit. 1789-1799 de Michel Vovelle, 1986.

Comentários via Facebook

4 comentários:

  1. Mesma coisa de pegar um editorial da Vogue e achar que é a roupa que se usa no dia a dia...também acho que é algo fantasioso ou alguma proposta de traje que não vingou, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Mas o que dá uma coçadinha atrás da orelha é que a natação era um esporte muito bem visto para os homens a partir dos idos de 1660. Se no caso, a moça ali fosse uma merveilleuse, eu não estranharia nem um pouco ela estar ali com os homens, porque estas meninas eram ousadíssimas.
      Essa imagem foi publicada num livro de Michel Vovelle sobre o período da Revolução Francesa.
      Então, é realmente uma pena não termos tantos livros e material divulgado na web pra pesquisar sobre trajes de banho anteriores ao século XIX =/

      Excluir
    2. Ah, ter a fonte da imagem acho que ajuda muito na hora de identificar! Eu mesma não sabia a fonte dessa, hehe.
      Eu mesma só conheço os do fim do século XIX/começo do XX também...e acho uma graça.

      Excluir
  2. Tudo é possível. Depois que vi biquines em Pompéia...

    ResponderExcluir

© .História da Moda. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in