Destaques

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Vestido Feminino da Era Império (molde)

Há uns dois anos atrás disponibilizei em meu blog sobre Moda Alternativa o molde de um vestido da era Império e vou repostá-lo aqui porque o Picnic Vitoriano SP divulgou seu calendário de eventos para 2014 e o único evento com dresscode mais restrito que eles fazem é Chá das Cinco que acontece no fim do ano. O Chá terá como tema o período do Império Napoleônico
Durante todo este ano postarei sobre a moda desta época para auxiliar os que querem participar do evento.
A moda feminina da Era Império é bastante adequada ao nosso clima e os vestidos são bem simples (post sobre a época). Eles eram muito finos, leves e as mulheres usavam nos pés sapatilha ao estilo bailarina. Sombrinhas, longas luvas, leques e bonnets eram os acessórios.
  • Estes são dois exemplos de vestidos femininos da época:

Abaixo, uma scan da página de um livro que apresenta um molde muito semelhante aos dos vestidos acima.
* Fico devendo o nome do livro, eu peguei a imagem no google books há algum tempo e esqueci de salvar o nome. Mas assim que eu identificar atualizo aqui.

Eu gosto deste molde, porque tem as medidas junto aos desenhos. Fiz umas anotações em roxo indicando de que parte da roupa é cada molde.
Podem observar que é muito simples. As roupas desta época são das mais fáceis de se fazer. Se vocês não sabem modelar, levarem a imagem pra uma modelista ou uma boa costureira, ela provavelmente vai saber reproduzir no seu tamanho. As medidas estão em inches, tudo o que vocês precisam fazer é converter inches para centímetro. Cada inche equivale a 2,54cm. Assim, onde diz 6" (inches): 6x2,54= 15,24cm.
Se você quer tentar fazer a modelagem, não esqueça que depois pode ser necessário fazer pequenos ajustes nas medidas (adequando à seu corpo).

 




Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Nota aos Leitores

Olá, tudo bem? Fico feliz que tenha chegado até aqui! :) Infelizmente não consigo responder todos os leitores com devida atenção. Me perguntam com muita frequência quais as fontes dos meus textos e algumas pessoas são bem agressivas nesta abordagem. É necessário informar que alguns textos aqui presentes foram escritos entre 2009 e 2013, período que eu não tinha preocupação de anotar as fontes. Não posso hoje colocar uma fonte que não lembro se está correta, indicando algo errado ao leitores. Sei que professores e orientadores lhes cobram fontes e lhes garanto que há material disponível em publicações em português apropriadas para um trabalho de pesquisa. Nos textos pós 2014, eu indico a fonte consultada. Gostaria que essa cobrança que às vezes vem como crítica, ficasse mais amena através da compreensão, pois quando comecei o blog não sabia que se tornaria referência. Além disso, isso é apenas um blog que visa o entretenimento e não é minha obrigação fornecer uma pesquisa pronta a outra pessoa. Alguns livros que uso estão listados neste link (que está desatualizado): https://modahistorica.blogspot.com.br/p/livros.html, outros estão resenhados aqui no blog, procure a tag "livros". A quantidade de emails e comentários é grande e soaria repetitivo e cansativo eu responder isso a um por um dos leitores, por isso essa nota se fez necessária. Agradeço a compreensão (e os elogios ao blog). Atenciosamente, Sana M.

© .História da Moda. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in