Destaques

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Minimalismo: O que é minimalismo, qual sua origem?

Intimamente relacionado ao Modernismo, o Minimalismo se refere a uma estética refinada, austera e atemporal. É recorrente na moda desde o século XX e segue a tradição de Coco Chanel, Claire McCardell e Jean Muir.  Uma série de estilistas que trabalham com essa estética ganhou destaque na década de 1990.


Ícones: Calvin Klein, Jil Sander, Helmut Lang.

Recatado; Intelectual; Funcional; Menos é Mais


Vestido Bernadette, de Calvin Klein, 1996.


Os anos 1980 foram caracterizados (e caricaturados) como um período grosseiro, de ombros largos e falta de bom gosto. Os anos 1990 apresentaram uma estética mais contida e intelectualizada, que bania o exibicionismo do período anterior. Desenvolveu-se uma tendência para a roupa minimalista.


O Minimalismo nasceu como estética funcional, contida. No entanto, os minimalistas exibiam um rigor intelectual que os distinguia dos estilistas que apenas seguiam uma linha clássica em seus modelos.  A alfaiataria elegante e refinada do vestuário masculino foi incorporada à estética feminina, com cores neutras ou suavizadas a fim de não tirar o foco do corte ou do usuário. Enfeites supérfluos também foram dispensados. 


Helmut Lang era um superminimalista que descrevia suas roupas como "sem referências". Definidos por uma silhueta esbelta, pela justaposição de materiais incongruentes (e por vezes obviamente sintéticos, como fitas metalizadas) e por coleções andróginas, Lang foi a encarnação do Minimalismo da década de 1990.


Look de Helmut Lang, Spring 1998.


Este texto é uma adaptação do capítulo: "Minimalismo" presente em:
MACKENZIE, Mairi. Ismos: Para entendera moda. São Paulo : Globo, 2010


Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

© .História da Moda. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in