Há algum tempo, pesquisadores de História da Moda tem estudado a indumentária sob uma perspectiva feminista. Pensando nisto, selecionei alguns livros que li sobre o tema podem auxiliar na construção de pensamento a respeito dessa temática.
Não vou conseguir colocar a capa de todos por falta de tempo, mas cliquem no link/nome do livro e serão redirecionados para a Amazon e lá tem a capa e o resumo!
A Criação do Patriarcado [link] e A Criação da Consciência Feminista [link]
Acho ambas as obras fundamentais para entender a origem da opressão das mulheres e história das mulheres mas "A criação do patriarcado" tem linguagem acadêmica e pode não ser fácil manter a leitura por muito tempo para quem não está acostumada é um livro com muita fonte histórica. "A criação da consciência feminista" possui leitura mais aprazível.
O Cálice e a Espada [link]
Essa é minha sugestão pra quem quer iniciar uma leitura da origem da opressão das mulheres com linguagem simples e acessível. Eu adoro esse livro!
Pornland [link]
Pesquisa pesada e que faz entender como chegamos nessa sociedade pornificada.
Arqueofeminismo [link]
Não sei se gosto do título (mas acho a capa linda) e sei que o livro foi escrito por um homem mas é muito bom no sentido de que trás os textos originais do século XVIII dos primórdios do feminismo.
O Mito da Beleza [link]
Um ensaio que possui suas críticas, mas não há o que negar que Naomi Wolf deu o primeiro passo para falar de como a exigência de beleza e feminilidade afeta as mulheres até hoje. Embora tenha um viés liberal, é fácil de associar com a vida real e pode colocar muitas mulheres no caminho do questionamento.
A Mística Feminina [link]
Esse é um livro de 1963, é uma pesquisa sobre mulheres brancas de classe média americanas. Qual é a importância disso? Foi a primeira vez que o problema da opressão das mulheres foi nomeado. É um clássico! A capa já dá uma ideia do conteúdo. Se você curte aquela ideia de pin-up, anos 50, retrô... aqui dá uma ideia de como as mulheres daquela época viviam.
Para quem quer entender a divisão sexual do trabalho e o trabalho doméstico feminino.
Filósofas: O legado das mulheres na história do pensamento mundial [link]
Achei desnecessário o prefácio ter sido escrito por um homem. Esse é um livro escrito por uma mulher e sobre mulheres filósofas ao longo da história, não tinha uma filósofA pra prefaciar? Ficou parecendo necessidade de validação. Mas gosto muito desse livro, tem linguagem acessível e lembra as mulheres filósofas da antiguidade até atualmente.
O Contrato Sexual [link]
Se você é estudante de direito ou já é advogada, juíza etc, você precisa ler esse livro. A autora mostra "que os teóricos do contrato social dos séculos XVV e XVIII calaram-se sobre o contrato sexual que estabelece o patriarcado moderno e a dominação dos homens sobre as mulheres". Ela destrincha tudo que os filósofos do contrato escreveram, mostrando como "se esqueceram" (de propósito) dos direitos mulheres.
Amar para Sobreviver [link]
Esse é o livro que toda mulher heterossexual deve ler e dar de presente para as amigas e emprestar para as mulheres que conhece. Você não vai enxergar suas relações amorosas com homens da mesma forma depois de ler esse livro.
Contra Nossa Vontade [link]
Capa lindíssima para falar de um tema espinhoso: um estudo profundo sobre estupro e como foi o processo de tornar isso crime nos EUA. Se você quer entender porque esse assunto é tão abafado: invista nessa leitura!
Material Girls [link]
Um livro que foi polêmico em seu lançamento pois fala sobre como a identidade de gênero se contrapõe aos direitos das mulheres e das lésbicas. Se você quer entender as questões que envolvem transativismo x feministas, esse é o livro que trás as explicações da diferença dos dois pensamentos. A descrição do livro no Amazon é ruim pois não dá a dimensão dos tópicos que o livro aborda, como por exemplo, a origem histórica das ideias, os conceitos e as contradições. Vale ver no Amazon as 4 imagens do sumário pra conhecer os tópicos. Acho a capa super legal.
Gênero, Patriarcado, Violência [link]
Livro excelente que destrincha conceitos citados. Recomendo pra quem já tem uma base teórica dos assuntos abordados pois é bem detalhista no debate conceitual. Nada impede que quem não tem base dos conceitos queira ler se se está disposta a dedicar um tempo a aprender.
Irmã outsider: Ensaios e conferências - Audre Lorde [link]
Difícil alguém ler e não se apaixonar por Lorde! Pode ser um divisor de águas na sua vida.
Por um feminismo afro-latino-americano [link]
Lélia Gonzalez foi uma das mais importantes intelectuais brasileiras do século XX, com atuação decisiva na luta contra o racismo e na articulação das relações entre sexo e raça no Brasil. E estes são textos produzidos de 1979 a 1994. Eu li esse livro em um dia, só para vocês terem uma ideia! (e a capa é linda!)
O perigo de uma história única [link]
Já pode chamar de "clássico"? Chimamanda é maravilhosa em tudo que escreve. "Nosso conhecimento é construído pelas histórias que escutamos, e quanto maior for o número de narrativas diversas, mais completa será nossa compreensão sobre determinado assunto."
Cartas Lésbicas - Nicole Brossard [link]
Nicole coloca a lésbica como símbolo e materialização da liberdade feminina, este livro é composto de ensaios escritos entre as décadas de 1960 e 1980 seguindo a linha de pensamento feminista franco-anglófono. Não é só para lésbicas é para todas as mulheres interessadas em usos da linguagem.
Download Gratuito
Zines QG Feminista (feminilidade, direitos reprodutivos, lesbianidade etc) [link]
Compensa MUITO baixar: de graça, linguagem facinha, dá pra imprimir e dar pras meninas da família. É permitido imprimir e distribuir e compartilhar link.
Marilyn Frye - Políticas da Realidade Ensaios sobre teoria feminista [link drive]
Lésbicas brasileiras traduziram esse livro com autorização da autora e nenhuma editora brasileira quis publicar. Lesbofeminismo é silenciado no Brasil, está aí um exemplo. Não é só para lésbicas é para todas as mulheres interessadas sobre teoria feminista. Compartilhem o link!
Se você já leu algum e quer contar o que achou, use os comentários!
0 comentários:
Postar um comentário