Destaques

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Livro: Quando a Moda é Genial - 80 obras primas em detalhes

Essa semana resolvi por em dia dois reviews de livros de Moda da GG Editora. Começo com o Quando a Moda é Genial  - 80 obras primas em detalhes, de Marnie Fogg.


É um livro super fácil e leve de manusear, é em tamanho pequeno mas com muita qualidade nas imagens. A proposta dele  é contar porque algumas criações causam mais impacto que outras, mostrando o conjunto de elementos (design, modelagem, tecnologia) e até mesmo fatos históricos que fizeram com que a peça se destacasse, ou seja, se tornassem icônicas.

Sua abrangência é do começo do século XX até a contemporaneidade, trazendo inclusive o vestido Givenchy que Cate Blanchett usou no Oscar de 2011 e, do mesmo ano, o vestido de penas de Alexander McQueen por Sarah Burton.
A autora, explica as características desde peças de alta costura até as que incorporam outras culturas, como o robe de style de Lanvin passando por roupas casuais e da silhueta ampulheta do bar suit de Dior.

As categorias analisadas são: luxo, forma, exotismo, asceticismo, subversão, utilidade, erotismo, revivalismo, teatral e futurismo. Dentro de cada uma há subcategorias. 
Na categoria "asceticismo" as subcategorias são, por exemplo: básico, modernismo, refinamento, austeridade e minimalismo. Na categoria "revivalismo": ironia, art déco, boêmio, historicismo, mitologia etc...

Dedicar uma página toda só com a imagem da "obra" e a página seguinte explicando seus detalhes de forma bem didática, permite que a análise e o entendimento seja um processo fácil até para quem não tem intimidade com história da moda. 
Basicamente as páginas são assim: imagem do traje - nome - data que foi lançado - designer. Textos que situam ou contextualiza o momento histórico e/ou a característica da peça junto com a inspiração do estilista e uma frase do próprio estilista ou de outra pessoa/publicação de moda sobre o traje.

*Fotos do Site*

*minhas fotos*
 

Após a análise dos trajes, tem várias páginas com breves biografias de estilistas de Adidas à Yves Saint Laurent e finaliza com um quadro chamado "linha do tempo" partido da década de 1920 à de 2010 onde a gente pode ver todas as roupas ilustradas no livro no ano de seu lançamento e comparar com outros trajes lançados na mesma década. 
Para comprar: Site GG Brasil

Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Que bacana esse livro! Achei bem interessante a proposta.
    Vou deixar anotado o nome, já que to querendo iniciar uns estudos por conta própria em moda.
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Nota aos Leitores

Olá, tudo bem? Fico feliz que tenha chegado até aqui! :) Infelizmente não consigo responder todos os leitores com devida atenção. Me perguntam com muita frequência quais as fontes dos meus textos e algumas pessoas são bem agressivas nesta abordagem. É necessário informar que alguns textos aqui presentes foram escritos entre 2009 e 2013, período que eu não tinha preocupação de anotar as fontes. Não posso hoje colocar uma fonte que não lembro se está correta, indicando algo errado ao leitores. Sei que professores e orientadores lhes cobram fontes e lhes garanto que há material disponível em publicações em português apropriadas para um trabalho de pesquisa. Nos textos pós 2014, eu indico a fonte consultada. Gostaria que essa cobrança que às vezes vem como crítica, ficasse mais amena através da compreensão, pois quando comecei o blog não sabia que se tornaria referência. Além disso, isso é apenas um blog que visa o entretenimento e não é minha obrigação fornecer uma pesquisa pronta a outra pessoa. Alguns livros que uso estão listados neste link (que está desatualizado): https://modahistorica.blogspot.com.br/p/livros.html, outros estão resenhados aqui no blog, procure a tag "livros". A quantidade de emails e comentários é grande e soaria repetitivo e cansativo eu responder isso a um por um dos leitores, por isso essa nota se fez necessária. Agradeço a compreensão (e os elogios ao blog). Atenciosamente, Sana M.

© .História da Moda. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in