Destaques

domingo, 23 de junho de 2013

Fashion Plates brasileiras da década de 1910

A professora de Moda Jackie Alcântara me autorizou a publicar estas lâminas (fashion plates) que circularam no Brasil na década de 1910! 
As fashion plates foram escaneadas por uma aluna de Jackie cuja família tinha as ilustrações guardadas em casa. Os desenhos foram publicadas no Jornal Illustado de 1911 que eram vendidos em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Achei muito legal ter estas referências da moda que se usava no Brasil durante a Belle Époque, muito leio sobre a beleza das mulheres desta época nas ruas do Rio de Janeiro, e ver estas fashion plates são de encher os olhos de pesquisadores de moda!!
Por favor, se forem reproduzir as imagens, citem o blog da Jackie como fonte, pois foi ela quem foi quem primeiro publicou este material. ;)



Comentários via Facebook

9 comentários:

  1. Vc sabe que eu amo suas matérias sobre moda histórica,né?
    Ter tudo aqui juntinho,da forma que vc escreve e com o conhecimento que vc tem,isso não é um blog,isso aqui é uma enciclopédia,me dá vontade de te dar um abraço,sinta-se abraçada pela tia Gi agora hehe
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gio, muito obrigada! Eu fico muito feliz de ajudar o Picnic Vitoriano Curitiba.
      Achei bem melhor ter tudo num cantinho só, é mais fácil pros leitores encontrarem o que precisam e obrigada pelo abraço!! =D

      Excluir
  2. Olá Rafaella eu sou estudante de moda e preciso fazer um trabalho sobre deca de 1910 amo muito essa época , queria saber se você pode me enforma há onde mais eu posso estudar essa deca? muito obrigada desse agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso te recomendar os livros A Moda do Século XX , História da Moda do Século XX, A Moda do Século do François Baudot. Com certeza deve ter na biblioteca de sua faculdade, são livros bem conhecidos na área ;)

      Excluir
  3. Nossa ,gostaria de parabenizar pelo maravilhoso blog e tantas informaçoes maravilhosas aqui encontradas!
    Sera que teria como me ajudar?
    Preciso apresentar um trabalho como " As primeiras magazines do Barsil" e nao encontro quase nada de informaçao :( voce teria algum livro para indicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doukan, obrigada! Não sei de nenhum livro pra recomendar =/
      Já procurou estas publicações em bibliotecas de grandes cidades como SP e RJ? Talvez na Biblioteca do Museu Paulista tenha alguma coisa. Desculpa não poder ajudar de fato.

      Excluir
  4. Vou publicar no meu blog OK o link é este: http://pinkiepattys.blogspot.com.br/ amei seu blog BEIJOKAS COM GLOSS DE MORANGO!!

    ResponderExcluir
  5. O Brasil importava e copiava tudo isso, ou ele tinha uma participação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existia produção nacional. Pesquisa sobre as lojas de departamento brasileiras da época.

      Excluir

© .História da Moda. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in