Belle Epoque - Edwardian Era (1890-1911)
Em 1901 Edward VII, filho da Rainha Victoria, se torna rei, começa a Era Eduardiana (1901-1913), ao mesmo tempo, na França começa uma época de efervescência cultural, essa época é chamada de Belle Époque (1890 – 1914).
A Belle Epoque e a moda Eduaradiana eram contemporâneas e bastante semelhantes, mas uma acontecia na França e outra na Inglaterra. Considera-se o início da Belle Époque meados década de 1890. Edward só toma posse em 1901. França e Inglaterra eram os dois pólos lançadores das moda que eram copiadas pelos países do ocidente. A moda deste período é marcado pelo luxo e beleza das roupas, grandes chapéus elaborados, muitas plumas e bordados. O rei é conhecido por seus apetites, amantes, extravagâncias e excessos, o oposto do recato e moralidade de sua mãe. Foram épocas de ostentação e extravagância.
Na França, a Belle Epoque foi uma era de lindas roupas e luxo para um grupo seleto de pessoas: os muito ricos e os privilegiados de nascença. A França estava em paz, novas invenções facilitavam a vida diária: avião, bicicleta, telefone; cultualmente os cabarés, o cancan, óperas e livrarias divertiam as pessoas e as artes do momento eram a arte impressionista e a arte noveau exportadas para o mundo, arte esta que valorizava curvas de plantas e animais, inspirando arquitetura e o mobiliário. Toda essa alegria e divertimento durou até o começo da primeira guerra mundial em 1914.
As cinturas continuavam finas e os quadris volumosos com ancas e anáguas. Resgata-se o ideal greco-romano com o uso de tecidos leves, rendas e drapés em cores claras ou estampas com motivos florais e muitas fitas, as roupas passam a ter influência do sportswear, já que era moda fazer alguma atividade física.
Já na Inglaterra,
o rei Edward, gostava de mulheres maduras e dominadoras com busto
pesado. A moda então faz com que os corsets mudem sua estrutura de forma
a deixar o busto como o rei gostava. Os espartilhos forçavam o corpo a
ficar ereto e ir pra frente levantando o busto e jogando os quadris para
trás, fazendo com que o corpo feminino fizesse uma forma de S,
considerada "mais saudável" que antiga forma de ampulheta.
A
saia era lisa sobre os quadris e tinha formato de sino. Havia uma
paixão por renda e muitas delas caiam pelos decotes, as rendas eram
colocadas em qualquer parte dos vestidos. De dia as roupas cobriam todo o
corpo exceto o rosto, à noite os decotes eram extravagantes. O exagero e
a ostentação reinavam em volumes excessivos, penas, rendas e pérolas,
babados, plissados, bordados, lantejoulas, rufos e outros ornamentos. A
bota era usada para esconder totalmente as canelas. Chapéus e flores
adornavam as cabeças, usados com coques.
Haviam os vestidos para o chá que eram peças bem mais soltas para serem usadas em casa. Começou-se a dar importância a peças com cortes masculinos, afinal, as mulheres estavam entrando no mercado de trabalho e vestidos elaborados não eram a melhor escolha. Outra inovação da moda feminina foi o aparecimento do tailleur, composto pela saia justa e longa e o casaco do mesmo tecido com corte masculino.
Para os homens, formalmente: sobrecasaca, terno e cartola, as calças eram curtas e estreitas e os jovens começaram a usá-la com a bainha virada e com vincos na frente, já que a máquina de prensar calças acabara de ser inventada. Os colarinhos eram engomados e muito altos, retos em volta do pescoço. As barbas eram pontudas e haviam generosos bigodes.
Nesta época surge a moda infantil, embora ainda uma cópia da moda adulta, o uso da roupa de marinheiro nas crianças, evidenciado pela onda esportiva em que viviam, originou um novo segmento de moda.
Em 1908, a silhueta feminina mudou um pouco, o busto não era tão empurrado pra frente e nem os quadris tão para trás. Vestidos estilo império (um pouco diferente dos da época de Napoleão) davam ilusão de estreitar os quadris, por isso eram muito usados em anúncios de espartilho. Os chapéus ficaram maiores fazendo com que os quadris parececem ainda mais estreitos.
Então, em 1910, algo revolucionário aconteceu. Muito se discute sobre o que provocou essa mudança, mas uma apresentação do Balé Russo, o estilista Paul Poiret tinham alguma responsabilidade, mas uma produção chamada Schéhérazade, cujo figurino era do oriente médio, provocou uma revolução: os corsets foram banidos, as saias adquiriram drapeados suaves e ficaram estreitas na barra, se afunilaram ao ponto de cada passo feminino ser de 5 a 8 centímetros. Todas queriam ter aspecto de escrava de um harém oriental. Algumas até usavam calças de harém visíveis por baixo da saia, mas só as ousadas tinham coragem pois se chamava muita atenção na rua.
Em 1913, outra mudança aconteceu: as golas não chegavam mais até as orelhas, havia o decote em V, que foi um escândalo, pois era uma exibição indecente e os médicos diziam fazer mal para a saúde.
Um
pouco antes da guerra, no fim da Belle Époque, sobre a saia, comprida e
justa nos tornozelos, usava-se outra saia, como uma túnica, logo abaixo
dos joelhos.
E então a primeira guerra começou, surge então Madeleine Vionnet e Coco Chanel
as estilistas da nova silhueta feminina, Paul Poiret, o homem que
libertou as mulheres dos espartilhos é convocado e tem que fechar seu
ateliê.
Aqueles
tempos difíceis não permitiam extravagâncias, as roupas deveriam ser
práticas, simples e sérias, em tecidos como flanela e algodão, baratos e
duráveis. A mulher passa a trabalhar, usam-se uniformes, as roupas
passam a ser um pouco como conhecemos hoje: praticas e simples. Assim, a
bela época teve a moda abafada.
A Última Era da Elegância teve seu fim.
Postagens anteriores:
Século XIX - Parte 2: Moda na Era Vitoriana
Século XIX - Parte 1: Moda na Era Romântica
Século XIX - Parte 1: Moda na Era Romântica
O
texto foi escrito pela autora do blog de acordo pesquisas em livros de
Moda lançados no Brasil e no exterior. Se forem usar para trabalhos ou
sites, citem o blog como fonte. Leiam livros de Moda para mais informações e detalhes.
*Originalmente postado em meu outro blog, o Moda de Subculturas.
*Originalmente postado em meu outro blog, o Moda de Subculturas.
gostei me ajudou mucho e mi trabajo
ResponderExcluirGrande poder de síntese, parabéns! Adorei o blog.
ResponderExcluirOlá, bom dia!
ResponderExcluirGostaria muito de saber seu nome e sobrenome para poder referenciar o blog em meu trabalho acadêmico.
Obrigada!
Antonio maganez da silva
ExcluirÓtimo! Um dos meus hobbies favoritos é estudar um pouco de história!
ResponderExcluirLegal então você é autora do moda de subculturas!!
ResponderExcluirGosto muito do Moda de subculturas, mas estou pesquisando imagens da Belle ëpoque pra um trabalho de arte da faculdade!
fiquei muito feliz em achar esse texto ajudou muito obrigada
Amei seu blog!
ResponderExcluirGraças à você sei tudo sobre a moda vitoriana q amo tanto, mais a Belle Epoque e a Era romântica.
É uma pena q tenham acabado :/
Sana, sua linda, um arraso como sempre né *-* Como eu amo a Belle Epoque, tanto que foi o tema que escolhi pra concorrer a uma vaga no Mestrado de artes (pretendo a linha de pesquisa relacionada à moda) da UFJF, então, gostaria de te pedir umas dicas e indicações de livros sobre o assunto, abordando principalmente a Belle Epoque no Brasil. Desde já, muitíssimo obrigada <3
ResponderExcluirbjo!!
SANA EU GOSTEI MUITO DO SEU BLOG .ACHEI MUITO INTERESSANTE.GOSTEI MUITO DE VER COMO OS NOSSOS AVOS,BISAVOS,TATARAVOS,TETRAVOS,PENTAVOS E OUTROS MAIS SE VESTIAM.EU ACHEI MUITO ELEGANTE A MODA DO SÉCULO XVIII,PARECE QUE OS PANNIER ERA MAIORES QUE A CRINOLINA.DA MODA BARROCA EU GOSTEI DO DECOTE.A MODA DO SÉCULO XIX TAMBÉM GOSTEI .A MODA DE 1910 É UMA DAS MINHAS FAVORITAS.SEU BLOG É BEM EXPLICATIVO.pARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!
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