Destaques

segunda-feira, 27 de maio de 2013

100 Anos de Titanic: A Moda de 1912

Abrindo um espaço para relembrarmos a moda feminina usada há exatamente 100 anos, no dia do naufrágio do Titanic em 1912.
*Originalmente postado em meu outro blog, o Moda de Subculturas
As referências de moda sempre são da elite, no caso do Titanic haviam muitos milionários entre os passageiros e a primeira classe do navio recriava, por exemplo, ambientes dos lugares mais chiques da França da Belle Époque.

A partir de 1910, a estética do oriente médio inspirada nos figurinos da peça Schéhérazade provocou uma revolução na moda européia: os corsets foram banidos, as saias adquiriram drapeados suaves e ficaram estreitas na barra. Nas imagens abaixo são óbvias as influências do oriente mesmo nos delicados vestidos da Belle Époque com suas cores claras e detalhes de rendas e tules. Clique nas imagens para ampliá-las.

 
 

Comentários via Facebook

3 comentários:

  1. Queria ter nascido nesse ano (e RICA), só por causa das roupas ;p Sou fascinada por tudo que se refere a 1912 e ao Titanic

    ResponderExcluir
  2. As mulheres deveriam se vestir assim,os vestidos são lindos e românticos!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc joselya além d ser mais composto e descente tbm

    ResponderExcluir

Nota aos Leitores

Olá, tudo bem? Fico feliz que tenha chegado até aqui! :) Infelizmente não consigo responder todos os leitores com devida atenção. Me perguntam com muita frequência quais as fontes dos meus textos e algumas pessoas são bem agressivas nesta abordagem. É necessário informar que alguns textos aqui presentes foram escritos entre 2009 e 2013, período que eu não tinha preocupação de anotar as fontes. Não posso hoje colocar uma fonte que não lembro se está correta, indicando algo errado ao leitores. Sei que professores e orientadores lhes cobram fontes e lhes garanto que há material disponível em publicações em português apropriadas para um trabalho de pesquisa. Nos textos pós 2014, eu indico a fonte consultada. Gostaria que essa cobrança que às vezes vem como crítica, ficasse mais amena através da compreensão, pois quando comecei o blog não sabia que se tornaria referência. Além disso, isso é apenas um blog que visa o entretenimento e não é minha obrigação fornecer uma pesquisa pronta a outra pessoa. Alguns livros que uso estão listados neste link (que está desatualizado): https://modahistorica.blogspot.com.br/p/livros.html, outros estão resenhados aqui no blog, procure a tag "livros". A quantidade de emails e comentários é grande e soaria repetitivo e cansativo eu responder isso a um por um dos leitores, por isso essa nota se fez necessária. Agradeço a compreensão (e os elogios ao blog). Atenciosamente, Sana M.

© .História da Moda. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in