Destaques

terça-feira, 28 de maio de 2013

A "Lei de Laver": A Moda e o Tempo

James Laver foi um historiador de moda que estudou principalmente como fatores econômicos e sociais influenciam o gosto e as escolhas de moda dos indivíduos. Em 1937 ao lançar o livro "Taste and Fashion", publicou uma tabela que mostra como reagimos às tendências de moda do passado e futuro.

A tabela explica porque nos interessamos por determinadas Eras da Moda, por exemplo, repararam que os picnics vitorianos/históricos normalmente fecham as datas na Era Eduardiana ou Belle Époque? Já ouviram falar que nos anos 80 fazer festinhas aos estilo anos 50 eram o máximo entre os jovens adolescentes? Por que será? 

Vamos dar uma olhada na tabela de Laver que montei pra vocês, segundo ele uma moda é...

Segundo a tabela (que é atemporal), acharemos a moda de a partir de 150 anos atrás LINDA!
 

A moda de 100 anos atrás seria considerada "ROMÂNTICA". 

A moda de 70 anos atrás, "ENCANTADORA":

A moda de 50 anos atrás, "CURIOSA":

A moda de 30 anos atrás, "DIVERTIDA":

A moda de 20 anos atrás, "RIDÍCULA":

A moda de 10 anos atrás, "MEDONHA":

A tabela diz que uma moda que está 10 anos à frente é considerada "INDECENTE". 
O que consideramos indecente hoje? Roupa de "piriguete"? Homens de shortinho? Mais sugestões?


*Originalmente postado em meu outro blog, o Moda de Subculturas.
Ao pesquisar pra esse post, descobri outros dois blogs brasileiros que abordaram o tema. Peguei umas imagens deles: link 1 e link 2.

Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Nossa, o que dizer? Que concordo com a tabela e os exemplos dados? Sempre penso como 20 anos pra cá as coisas são extremamente ridículas e medonhas... HAHA. E sempre bate uma vergonha pessoal daquela foto antiga, sabe? Que fazemos esconder no fundo da gaveta. Excelente matéria, aliás, o blog todo! :)

    ResponderExcluir
  2. Vamos problematizar rsrs, será que essa tabela não acabará ficando desatualizada? Com a moda e tecnologias cada vez mais aceleradas pode ser que a indumentária de 20 anos atrás já seja considerada divertida e até mesmo revisitada. Olha que interessante: http://revistamarieclaire.globo.com/Revista/Common/0,,GF89466-17589,00-OS+ANOS+NOS+DIAS+DE+HOJE+VEJA+COMO+A+MODA+DE+ANOS+ATRAS+INSPIRA+O+ESTILO+DE.html#fotogaleria=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, pode ser. Mas é importante notar que a moda de 20 anos atrás, já entra no conceito "vintage" que é algo valorizado. E essa matéria que você linkou também me faz lembrar do que Li Edelkoort tem falado: que a moda está acabando, o foco agora são as roupas. Se assim for acontecer, a tabela pode realmente perder parte de seu significado.

      Excluir
  3. É a primeira vez que visito este blog, adorei, mesmo porque sou uma historiadora, mas nunca realizei uma pesquisa sobre a história da moda e agora fui desafiada para produzir um roteiro sobre a história da moda, para ser apresentado no primeiro ato de um evento cultural na minha cidade, por isto estou lendo tudo e me organizando.
    Se alguém do ramo puder colaborar comigo, ficarei muito grata, por isto deixo a seguir meu email:
    marlene.salvador.pedagogia@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Tive que concordar com os exemplos! Hahahahahahaha
    Essa tabela é incrível, serinho o-o
    Para os meus pais, caberia como indecente homens pintando os cabelos e se cuidado "com mulher" hahahahahahaha

    ResponderExcluir

© .História da Moda. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in