Destaques

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Peplum

A palavra peplum vem do grego "túnica", embora a palavra tenha se referido a outras peças de vestuário grego também. A segunda definição da palavra, independente da primeira, deriva da evolução de trajes do século XVIII. O pet en l’aire, uma peça feminina que fica entre o casaco e o robe à la française (sack dress) era popular do começo do século até 1740, sendo que o comprimento variava do joelho para cima e foi encurtando gradualmente até se tornar o início do peplum (saia curtinha) lá por 1780.
No século XIX, o peplum se torna uma "saia" acoplada um pouco acima dos quadris em jaquetas, outras saias ou blusas justas podendo também ser apenas um babado adicional.

Origens da peça: século XVIII e século XIX:



O peplum atual é mais parecido com o dos anos 1940, que era inserido na cintura dos paletós em diferentes estilos. Algumas vezes era aumentado para dar mais curvas aos quadris e enfatizar a cintura, usado com saias estreitas ou lápis. A peça deu uma sumida na década de 1950, mas voltou no final dos anos 1980 e no início de 1990 em jaquetas com grandes ombreiras o que fazia a cintura parecer menor do que realmente era. 
A partir da década de 2000, o peplum se tornou mais discreto, seguindo a moda atual de peças acinturadas dando uma imagem mais retrô e romântica ao look.

Estes modelos abaixo são de recentes coleções da Renner e da CeA. 



Seguindo a moda retrô, estes modelos alternativos são inspirados nos anos 1940:



Estas peças já tem uma pegada mais rock, saias de uma grande loja alternativa americana.



Eu tenho visto muitos blogs relativamente conhecidos dizendo o absurdo de que apenas garotas magras podem usar... Com certeza estas pessoas estão falando uma grande besteira!

Lembram do post sobre a Moda Plus Size onde eu selecionei alguns modelos de corpos de gordinhas e dei dicas do que cada um pode usar? Então, um corpo maçã* pode usar peplum se o babado for mais suave e pequeno; o corpo plus size ideal pra usar a peplum é o triângulo invertido*, assim como no corpo retângulo* porque estes corpos pedem que se crie uma cintura para disfarçar os quilos a mais. Basta saber escolher o babado peplum ideal, de preferência que ele parta da cintura, tendo sempre em mente que se você é obesa de estatura média ou baixinha, é preferencia que a barra da saia não ultrapasse os joelhos, pois uma obesa quando fica com a silhueta achatada, pode parecer mais obesa do que realmente é! Saltos ajudam a alongar a silhueta mas nem sempre estamos a fim de usar salto, então diminuir a barra da saia pode ser uma opção.
* vejam os formatos de corpos no post da moda plus size.

Corpo maçã com peplum na cintura e curtinho; o corpo ampulheta pode usar peplum à vontade! Não achei fotos de gordinhas com corpo retângulo e triângulo invertido com a peça, uma pena...
Observem a altura da barra das saias delas ;)



 
O corpo triângulo ou pêra, teoricamente seria o menos recomendado pra usar peplum, pois ele aumenta o quadril, mas reparem na moça ao lado, ela tem corpo pêra e o peplum realmente deu a impressão que o quadril dela é bem maior do que realmente é, especialmente porque ela usou a blusa com jeans justo. Mas ela não está nem aí, está super confiante. E é isso que vale, pra magras ou gordinhas: ter auto estima e usar o que quiser! =)

*Originalmente postado em meu outro blog, o Moda de Subculturas


Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

© .História da Moda. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in