segunda-feira, 27 de maio de 2013

100 Anos de Titanic: A Moda de 1912

Abrindo um espaço para relembrarmos a moda feminina usada há exatamente 100 anos, no dia do naufrágio do Titanic em 1912.
*Originalmente postado em meu outro blog, o Moda de Subculturas
As referências de moda sempre são da elite, no caso do Titanic haviam muitos milionários entre os passageiros e a primeira classe do navio recriava, por exemplo, ambientes dos lugares mais chiques da França da Belle Époque.

A partir de 1910, a estética do oriente médio inspirada nos figurinos da peça Schéhérazade provocou uma revolução na moda européia: os corsets foram banidos, as saias adquiriram drapeados suaves e ficaram estreitas na barra. Nas imagens abaixo são óbvias as influências do oriente mesmo nos delicados vestidos da Belle Époque com suas cores claras e detalhes de rendas e tules. Clique nas imagens para ampliá-las.

 
 

3 comentários:

  1. Queria ter nascido nesse ano (e RICA), só por causa das roupas ;p Sou fascinada por tudo que se refere a 1912 e ao Titanic

    ResponderExcluir
  2. As mulheres deveriam se vestir assim,os vestidos são lindos e românticos!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc joselya além d ser mais composto e descente tbm

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

NOTA AOS LEITORES


Olá, tudo bem?
Fico feliz que tenha chegado até aqui! Infelizmente não consigo responder todos os leitores com devida atenção. Me perguntam sobre livros que uso nos textos estão, eles listados neste link: https://modahistorica.blogspot.com.br/p/livros.html

Alguns textos foram escritos entre 2009 e 2013, num período que eu não anotei as fontes, por isso eles não as tem. Portanto, quem me escreve cobrando as fontes destes artigos, espero que compreendam que não posso colocar uma fonte que não lembro ao certo/exatamente qual foi, indicando algo errado. MAS os livros que uso estão no já citado link - pra quem quiser ir atrás deles. Sei que professores e orientadores lhes cobram fontes e nada melhor que ler livros pra adquiri-las.


A quantidade de emails e comentários é grande e soaria repetitivo e cansativo eu responder isso a um por um dos leitores. Gostaria que essa cobrança que às vezes vem como crítica, ficasse mais amena através da compreensão, pois quando comecei o blog não sabia que se tornaria tão grande e que viraria referência no Brasil.
Agradeço a compreensão (e os elogios ao blog).
Sana ♥